Remapping
O que é remapping?
Desde os anos 80 que o uso de electrónica em engenharia automóvel se tornou muito significante.
Inicialmente, funções simples eram controladas pela ECU (centralina) e a electrónica só raramente intervinha activamente em operações de controlo. Desde então quase todas as funções num veículo são controladas ou vigiadas electronicamente através de software. Neste aspecto, a gestão do motor de um veículo é um dos campos mais significantes.
Necessidades crescentes de potência, de controlo, no consumo de combustível e na emissão de gases e a utilização dos motores de hoje, envolvem uma maior complexidade em termos de hardware e de software na gestão do motor. Nesta situação a ECU (centralina) é o núcleo. Assim, na ECU (centralina) valores finais adequados para as actuais condições de trabalho são determinados a partir da inserção de vários valores. Por exemplo, a rotação do motor, o volume de ar, a temperatura de entrada do ar / temperatura do combustível e é claro também a posição do acelerador são tidas em consideração.
Em termos de reprogramação os factores a ter em conta são, por exemplo, a quantidade de combustível injectado, a pressão do turbo, o tempo de ignição e a pressão atmosférica. Estes factores são modificados dependendo do tipo de motor. No que diz respeito à sua construção mecânica, a maioria dos motores são projectados para permitir um grande leque de potência. Assim, quando a modificação do software da ECU (centralina) é realizada por profissionais de um modo responsável, a durabilidade dos componentes e a do veiculo para o uso diário pode ser mantido apesar do aumento da potência e do binário. Tudo isto contribui para uma utilização mais agradável da viatura.
Para os motores com turbocompressor um aumento de desempenho entre 12% e 35%, e um binário significativamente maior. Em condições normais, o aumento no desempenho nos motores atmosféricosé de cerca de 3-10%. Isto irá melhorar a aceleração e as recuperações.